quarta-feira, agosto 16, 2006

Desde que amplie as audiências… vale tudo!!!

Repórteres de televisão indianos à procura de um furo jornalístico ajudaram um homem que protestava por causa de salários em atraso a imolar-se pelo fogo frente às câmaras, dando-lhe fósforos e gasolina, noticiou esta quarta-feira a imprensa indiana.

Segundo a polícia, tudo ocorreu terça-feira, aniversário da independência da Índia, quando Manoj Mishra protestava frente à leitaria onde trabalha, no distrito de Gaya, Estado de Bihar (leste da Índia), exigindo 200.000 rupias (3.382 euros) de salários em atraso.

Os jornalistas de televisão terão, então, encorajado Mishra a imolar-se pelo fogo, fornecendo-lhe os fósforos e a gasolina, antes de filmarem tudo, explicou o chefe da polícia local, Amit Jain, citado pelo diário The Indian Express.

«Os jornalistas sabiam da intenção do homem e permitiram-lhe que cumprisse o seu plano de suicídio e filmaram a cena», referiu Amit Jain. «Os jornalistas não fizeram qualquer tentativa para salvar o homem e só quando os empregados da leitaria viram as chamas e o fumo a elevar-se do corpo do homem é que as operações de socorro começaram», acrescentou.

Mas Manoj Mishra, com 90 por cento do corpo queimado, acabaria por não resistir aos ferimentos e faleceu pouco depois de chegar ao hospital. «Quando os serviços de socorro acorreram para o salvar, já era demasiado tarde», adiantou à AFP um agente da polícia.

A polícia abriu um processo judicial contra os jornalistas cuja identificação não foi ainda determinada, divulgou o referido diário indiano.

Não vai demorar muito á moda pegar cá no cantinho lusitano, onde a peixeirada é o centro da programação das nossas TVs.