sexta-feira, agosto 11, 2006

MINISTRO ANTÓNIO COSTA DE "OLHOS" ABERTOS PARA O SEXO VIRTUAL...

A Polícia Judiciária (PJ) vai adquirir a uma empresa israelita equipamento para vigilância nas comunicações pela Internet, num investimento de 500 mil euros (cem mil contos), noticia o Diário de Notícias.
Estranho, á uns dias atrás não tinham dinheiro para fazer cantar um cego!

Esta tecnologia vai permitir à PJ realizar intercepções de e-mails e até «escutar» conversas em programas de conversação online como o MSN Messenger e o Skype. Pois, o sexo virtual vai passar a ser observado pelo próprio ministro da tutela.

Permite ainda uma vigilância mais apertada a programas de partilha de ficheiros, como o Kazaa e Emule.
A aquisição deste equipamento vai permitir aos investigadores mais possibilidades de obtenção de prova, não só para os crimes informáticos, mas também para outros tipos de criminalidade.

Certamente que o crime económico vai ficar de fora…

Apesar de as escutas telefónicas continuarem a ser um meio de obtenção de prova fundamental para certos crimes (como o tráfico de droga, falsificação de documentos, terrorismo, corrupção e branqueamento de capitais), as possibilidades que a Internet oferece em termos de comunicações levam a que haja uma maior vigilância e recolha de prova na rede.

Os crimes informáticos serão outra das áreas que beneficiará com o novo equipamento. Estatisticamente, tem-se registado um aumento exponencial desta criminalidade, sobretudo no que diz respeito a acesso ilegal a dados, devassa da vida privada, pedofilia (trocas de imagens e filmes), burlas informáticas e de telecomunicações e falsificações de cartões de crédito.

Outro dos fenómenos criminosos em ascensão é o phishing, que se baseia no envio de um e-mail com o objectivo de obter códigos de acesso a dados financeiros de contas bancárias.