segunda-feira, agosto 07, 2006

Tony Blair de joelhos diante Donald Rumsfeld

Ex-ministro dos Negócios Estrangeiros britânico demitido por pressão dos Estados Unidos


Segundo avança hoje o The Times, o chefe do Pentágono Donald Rumsfeld exigiu a Tony Blair que demitisse o ex. titular dos Negócios estrangeiros inglês Jack Straw

De acordo com um artigo escrito por William Rees-Mogg, que foi director do "The Times" e que actualmente tem assento na Câmara dos Lordes, Donald Rumsfeld não perdoou uma declaração pública de Straw, que afirmou que bombardear o Irão com base no programa nuclear de Teerão seria "uma loucura".

A Administração norte-americana terá então pressionado Londres a mudar o seu ministro dos Negócios Estrangeiros, o que veio a acontecer em Maio no âmnbito de uma remodelação governamental.

Segundo o economista Irwin Stelzer, colaborador do semanário conservador "The Spectator", a própria secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice (que acompanhou Straw numa visita à sua circunscrição eleitoral, em Abril), nada fez para defender o então ministro dos Negócios Estrangeiros britânico.

Rice, que teria no início tentado proteger Straw da fúria de Rumsfeld, deu-se conta na sua visita a Blackburn de que o seu colega britânico estava debaixo da pressão dos eleitores muçulmanos e decidiu deixá-lo cair, escreve ainda Stelzer.

Independentemente de Rice ter tentado ou não defender Straw face ao chefe do Pentágono, os dois analistas defendem que Straw foi afastado do ministério devido a pressões de Washington.Straw, actualmente líder da Câmara dos Comuns, foi o primeiro antigo ou actual membro do Governo trabalhista a classificar publicamente como "desproporcionadas" as acções de Israel no Líbano.