sexta-feira, junho 22, 2007

hora de alguém se lembrar de construir o museu do novo fascismo.

O (des)governo Sócrates avançou com a proposta de criar uma base de dados na função pública.

O DEMOCRATA, Eng. Sócrates primeiro aprova em Conselho de Ministros e só depois diz que quer negociar com os representantes dos trabalhadores.

As obrigações fiscais e contributivas a que estão sujeitos os funcionários públicos e os benefícios de que usufruem vão estar sobre um apertado controlo informático, com o cruzamento de dados tão díspares como a nacionalidade, residência e estado civil.
O objectivo segundo o Governo, é vigiar o cumprimento das obrigações fiscais e a correcta atribuição de benefícios a que estes têm direito, sejam fiscais ou sociais. E tendo por base o anteprojecto de diploma que recebeu ontem a aprovação do Conselho de Ministros, é extravasada em larga medida a autorização legislativa que o Executivo obteve do Parlamento no âmbito da proposta de Orçamento de Estado para 2007 para permitir esta interconexão de dados.

Para que tal seja possível, as bases de dados que poderão ser consultadas vão desde os registos da Caixa Geral de Aposentações (CGA), aos da ADSE ou do fisco, o que os sindicatos consideram um «abuso» em relação ao que estava previsto na autorização legislativa, já que nessa proposta não há qualquer referência a estas entidades.
A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) já emitiu um parecer favorável relativamente a este diploma, depois de o Executivo ter corrigido algumas das disposições em que tinham sido colocadas dúvidas.

Como se pode verificar a democracia funciona em pleno no oásis Sócraniano. Nem Salazar foi tão longe. Talvez esteja na hora de alguém se lembrar de construir o museu do novo fascismo.

Soutien e cuecas entopem saneamento em terras de sua majestade

Uma rua na cidade britânica de Middleton-St-George ficou inundada e parcialmente destruída depois de a rede de esgotos local ter rebentado devido a um entupimento com um conjunto de roupa interior feminina.

A companhia de saneamento da localidade britânica diz que a causa do rebentamento do cano foi provocada por um entupimento causado por um par de cuecas e soutien que foram deitadas para dentro de uma sanita e depois puxado o autoclismo.

Os trabalhadores da companhia de reparação de esgotos tiveram de escavar o local e reparar dois metros de cano danificado. Cerca de dez metros da rua onde houve o rebentamento também ficaram afectados pelas inundações.
A rua afectada vai ficar fechada durante alguns dias até a companhia conseguir resolver o problema. A Northumbrian Water calcula que a reparação vá custar mais de 22 mil euros. Entretanto, a empresa de esgotos pediu aos moradores da localidade para terem mais cuidado com o que deitam para dentro das sanitas.

Pirata informático entrou no correio do Pentágono

Um pirata informático conseguiu penetrar no sistema de correio electrónico não confidencial do Pentágono, o que levou ao encerramento temporário de centenas de contas, revelou esta quinta-feira um porta-voz do Ministério da Defesa dos Estados Unidos.

«Foram tomadas todas as precauções e esperamos poder retomar o sistem em breve», declarou o coronel Gary Keck.
Segundo Keck, a infracção foi detectada quarta-feira no sistema de correio electrónico não confidencial dos serviços do secretário da Defesa, onde trabalham milhares de pessoas.
Este sistema de correio diz respeito a mensagens de ordem geral, como aspectos administrativos, e não atinge informações confidenciais sobre operações militares, informou Keck.
Não foi esclarecido quem foi o autor do «ataque» nem se este tinha conseguido ler as mensagens.

Fúria securitária americana está uma vez mais exposta ao ridículo.

Ex-professor de Sócrates acusado de corrupção

António José Morais, ex-professor de José Sócrates na Universidade Independente, foi acusado de corrupção e branqueamento de capitais num inquérito à construção de uma estação de tratamento de lixo na Cova da Beira, confirmou à lusa fonte judicial.

A notícia foi avançada ao início da tarde pelo site do Expresso e refere que, no âmbito deste processo, foram constituídos cinco arguidos e que o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa determinou alguns arquivamentos.

António José Morais esteve ligado à construção do aterro sanitário, em 1996, através do GEASM, o seu gabinete de engenharia, que preparou o projecto, o programa do concurso, o caderno de encargos e avaliação técnica das propostas.

Em 1999, após uma denúncia anónima, a Polícia Judiciária começou a investigar o caso. À data dos factos, José Sócrates era secretário de Estado do Ambiente, mas não foi ouvido no inquérito.

segunda-feira, junho 11, 2007

Ex-Delegado de Beja do CDS-PP envia as chaves da sede local para o Largo do Caldas

O ex-delegado do CDS-PP em Beja, Lourenço Féria, que se demitiu após Paulo Portas voltar à liderança do partido, confirmou hoje ter enviado as chaves da sede local para a sede nacional do partido, em Lisboa.
“Escrevi uma carta à direcção nacional e enviei as chaves do edifício do CDS-PP em Beja. Agora, não sei quem é que está com as chaves”, disse Lourenço Féria à Lusa.Apoiante de Maria José Nogueira Pinto, o antigo delegado distrital do CDS-PP em Beja (cargo de nomeação) justificou a sua demissão com as circunstâncias em que ocorreu o regresso de Paulo Portas à liderança do partido.“Se não sou funcionário do partido e não tenho vencimento de político, não estou disposto a aturar determinadas situações”, afirmou.Lourenço Féria admitiu, em Março, abandonar o partido caso Paulo Portas chegasse à liderança, mas hoje garantiu à Lusa que vai continuar como militante.

domingo, junho 10, 2007

Charrua diz que directora da DREN também fez "graçolas"

O professor suspenso pela Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), Fernando Charrua, por alegadamente ter gracejado da licenciatura do primeiro-ministro, afirmou hoje ter provas de que a directora regional também brincou com o diploma de José Sócrates. Fernando Charrua especifica que a directora regional de Educação do Norte, Margarida Moreira, proferiu "várias graçolas dirigidas ao primeiro-ministro e ao seu diploma" num jantar realizado a 27 de Abril na Escola EB 2/3 do Cerco do Porto. "No decurso deste jantar, entre várias graçolas dirigidas ao primeiro-ministro e ao seu diploma, Margarida Moreira proferiu mais ou menos o seguinte: "Estão a brincar com o nosso primeiro-ministro, mas agora com o (programa) Novas Oportunidades ele resolve o assunto, pois fica logo certificado!", refere Fernando Charrua, citando o que se terá passado no referido jantar.

banca em engorda permanente

Os grandes bancos nacionais ganharam 8,7 milhões de euros por dia, no primeiro trimestre deste ano, mais 21% que em cada dia do mesmo trimestre de 2006, quando os ganhos diários foram de 7,1 milhões de euros. As cinco grandes instituições de crédito portuguesas viram os seus resultados aumentar quase tanto como os dos 13 maiores bancos europeus, cujos lucros cresceram 29,9% até Março.